Dança-Teatro x Teatro-Dança x Teatro Físico


                O que é dança-teatro? O que é teatro-dança? O que é teatro físico? Qual a diferença entre esses termos?

               Lúcia Romano em seu livro “O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico” discorre sobre o debate existente a respeito da definição desses três termos utilizados para definir um tipo de fazer teatral que prioriza o não-verbal, um fazer com foco na fisicalidade do evento e onde a narrativa verbal é colocada em segundo plano. A autora defende a ideia de que, embora esses termos sejam utilizados para se referir a fazeres teatrais que tem como foco principal o movimento, não existe um teatro que não seja corporal. Não há uma teatralidade onde a corporeidade do ator não seja prescindida ou mereça destaque. “O teatral está sempre relacionado ao corporal [...]” (ROMANO, 2005, P.21).

               Tanto a dança-teatro, quanto o teatro-dança e o teatro físico realizam a mistura entre o teatro e dança, duas formas de arte aparentemente diferentes a princípio, mas que ao se juntarem promovem um hibridismo de fisicalidade e corporeidade de significativa carga expressiva.

               A dança-teatro associa os elementos cênicos e de dança com um maior foco na dança. Esse movimento surgiu na década de 20 através dos estudos de Rudolf Laban, onde ele buscava a mistura entre sons/dança/palavras. O seu ápice se deu nos anos 70 com os trabalhos da coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch. A diretora do Tanztheater Wuppertal desenvolveu durante toda a sua vida trabalhos que combinavam dança e teatro com foco nas histórias de vida de seus dançarinos. Pina não estava interessada em como as pessoas se moviam, mas sim o que movia as pessoas, dando maior importância as emoções do que as formas. Sua contribuição para o fazer artístico revolucionou a maneira como pensamos a dança e o teatro nos dias de hoje. O termo teatro-dança é apenas uma variação de nomenclatura, mas que descreve o mesmo fazer artístico da dança-teatro.

               O teatro físico por sua vez associa os elementos cênicos e de dança com um maior foco na teatralidade. Tem sua matriz em grupos experimentais não radicais, underground e alternativos surgidos no Reino Unido durante as décadas de 60 e 70. Romano (2005) diz que esse termo define todo tipo de teatro que não tem como ponto de partida para a construção da cena o texto escrito e onde o processo de criação colaborativa entre os membros é crucial. O corpo é a base da investigação e da criação. Representa um renascimento do modo de fazer teatral e tem seu lugar no ramo das artes na fronteira entre a dança e o teatro com ênfase na corporeidade.  

 

Referências Bibliográficas:

1)    1) ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2005.

2)   2) SANCHEZ, Licia Maria Morais. A Dramaturgia da Memória no Teatro-Dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.



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