Dança e Teatro: Grupos Brasileiros que aglutinam essas duas grandes áreas
No Brasil existem muitos grupos de dança e muitos grupos de teatro, mas poucos grupos com total foco em dança-teatro. Certos grupos brasileiros consideram delicado nomear o grupo, então não se nomeiam como um grupo de dança-teatro, mas produzem espetáculos que aglutinam essas duas grandes áreas. Elencamos aqui, alguns desses grupos brasileiros que possuem, em seus espetáculos, essa aglutinação.
A.N.A Núcleo Artístico (São Paulo): Formado pelas atrizes Daniela Barboza, Elaine Belmonte e Vanessa Balsalobre. O grupo desenvolve trabalhos em dança e teatro, exploram a dramaturgia do movimento através da técnica Viewpoints e abordam questões ligadas ao universo feminino, ao papel da mulher nas artes cênicas contemporâneas.
Lume Teatro (São Paulo): Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp
Fundado pelo ator Luís Otávio Burnier e Carlos Simioni, o LUME é centro de referência na pesquisa das artes cênicas e se tornou referência mundial na pesquisa da arte do ator. O LUME é formado por sete atores-criadores: Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti. O grupo possui um repertório diversificado de teatro físico, espetáculos de palhaços, dança pessoal, e intervenções ao ar livre com a participação da comunidade.
Espetáculos que apresentam essa união de dança e teatro: Pupik - Fuga em 2; Dissolva-se-me; SerEstando Mulheres; Cnossos; Você; Shi-Zen, 7 Cuias.
Projeto PÉS (Brasília): Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência
O PÉS, idealizado pelo diretor Rafael Tursi, é um Projeto de Extensão e Ação Contínua (PEAC) da Universidade de Brasília. Pesquisa a criação, provocação e execução do movimento expressivo para e por pessoas com deficiência, através de técnicas do teatro-dança. O Projeto PÉS visa auxiliar pessoas com deficiências a se permitirem enxergar capazes de executar movimentos artísticos cênico-dançantes. É um projeto que propõe a pesquisa do trabalho corporal expressivo para pessoas de qualquer idade, com e sem deficiência.
Espetáculos: Similitudo; Amplexos; Ludo; Klepsydra; Grãos(s).
Núcleo BPI (Bailarino - Pesquisador - Intérprete) (São Paulo): Pesquisa e criação em dança
O Núcleo foi fundado por Graziela Rodrigues, criadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Seus integrantes são Elisa Costa, Flávio Campos, Larissa Turtelli, Mariana Jorge, Mariana Floriano, Nara Cálipo, Natália Alleoni e Paula Caruso. O processo criativo do grupo se dá a partir do desenvolvimento de uma identidade do corpo de cada intérprete, identidade que é desenvolvida na relação do intérprete com segmentos sociais brasileiros específicos e manifestações populares brasileiras. O método BPI é desenvolvido a partir de ferramentas próprias, sua sistematização é feita a partir de três eixos: Inventário no Corpo, Co-Habitar com a Fonte e Estruturação da Personagem.
No eixo "Inventário no corpo", o intérprete imerge em sua história pessoal, momento em que ocorre a ativação da memória do corpo. No eixo "Co-Habitar com a fonte", o intérprete realiza uma pesquisa de campo em segmentos sociais e/ou manifestações populares que possuem um sentido de resistência cultural. Por último, no eixo "Estruturação da Personagem" há o surgimento de uma organização corporal que será chamada de personagem, e é a partir do seu surgimento que o espetáculo será elaborado. Dentro do processo criativo esses eixos estão interligados, não há como separá-los.
Por meio de toda essa autoinvestigação que o método proporciona, o intérprete alcança uma estruturação corporal própria. O BPI, método artístico de pesquisa e criação em dança, é utilizado por diversos artistas para a criação nas artes da cena.
Espetáculos: Vagabas; O Corpo Como Relicário; Coraci; Vale da Esperança; Olhando Por Uma Fresta; Hermandad; Depois Daquele Canto; Sertões de Dentro; Quem Vem Nesse Mar; Balu Venta Brota Rosa; Coraci Mirongá; Fina Flor Divino Amor - Yabá Jegba Hey; Semba; A Flor do Café; Nascedouro; O Nó das Aguás; Valsa do Desassossego; Desvela Teu Próprio Mito; Veias da Terra; Viandeiras; Diante dos Olhos; Interiores; Estrela Boieira; Bailarinas de Terreiro; Coração Vermelho; Graça Bailarina de Jesus, ou Sete Linhas de Umbanda, Salvem o Brasil.
Para finalizar, gostaria de ressaltar o trabalho de um dramaturgo, diretor e ator, que fez parte de várias obras de diversos grupo brasileiros, Fernando Marques. Em Vitória - ES, Marques é integrante do Grupo Z de Teatro, desde sua fundação, e trabalhou como convidado em outras companhias e coletivos, entre elas, Grupo Beta de Teatro, Grupo Quintal, Quorum Cia de Dança, Isso Não é Flamenco e Companhia do Outro. É um dramaturgo que busca a união da dança e do teatro em determinadas obras suas. Essa união fica perceptível quando se analisa alguns de seus trabalhos e produções de espetáculos.
Espetáculos que apresentam essa união (com participação de Fernando Marques em suas composições): QuatroIntépretes; Incessantemente; A Fuga; Bom Sujeito; Revoada; Joanas; Insone; Tarde Demais; Seres Urbanos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MAPA CULTURAL ES (ES). Fernando Marques. Disponível em: https://mapa.cultura.es.gov.br/agente/3969/.
MARQUES, Fernando. Mapa da Cultura - Grupo Z. Disponível em: http://mapas.cultura.gov.br/agente/35595/.
LUME TEATRO (Campinas, SP). NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS TEATRAIS DA UNICAMP. Disponível em: http://www.lumeteatro.com.br/.
NÚCLEO BPI (Campinas, SP). NÚCLEO BPI - PESQUISA E CRIAÇÃO EM DANÇA. Disponível em: https://www.bailarino-pesquisador-interprete.com/.
PROJETO PÉS (Brasília, DF). TEATRO DANÇA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Disponível em: https://www.projetopes.com/.
FUNARTE. Ana Núcleo Artístico (ANA). Disponível em: http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2011/08/Ana-N%C3%BAcleo-Art%C3%ADstico.pdf.
Comentários
Postar um comentário